1.12.05


17/11/2005- show do zopino para a Bienal (pena que n�o d� pra inserir o som) Posted by Picasa

4 Comments:

Blogger Bia Medeiros said...

O Grupo de Pesquisa Corpos Informáticos (www.corpos.org) realiza trabalhos em diversos campos. São performances, instalações, videoarte, videoinstalações, intervenções urbanas, web-arte e performances em telepresença. Nos últimos anos, o foco principal da pesquisa tem sido a performance em telepresença, onde membros do grupo em diversos países, ou-tros artistas e visitantes aleatórios do ambiente da rede mundial de computadores buscam relações e interações performáticas, geralmente com o enfoque no corpo e seus questiona-mentos na atualidade. Esses trabalhos são realizados em tempo real, via rede: são perfor-mances efêmeras. Ficam apenas os registros. Por estarmos na rede mundial de computado-res, estamos expandindo nosso grupo pelo mundo.

December 1, 2005 at 5:53 PM  
Blogger Bia Medeiros said...

Cada momento performático é único, sem repetição, criado a partir das necessidades de corpos reais em uma busca de outras possibilidades de toque e de percepção, desse modo surge o foco no/do corpo. Pode-se pensar e pesquisar em telepresença diferentes temas uti-lizando-a apenas como suporte, mas no GPCI, ao longo do processo de pesquisa, é o corpo que toma espaço, o espaço da telepresença. É ele o outro que está em espera, atrás da tela, ansioso por comunicação, parado, à procura, apenas os dedos nervosos ao teclado. Na tele-presença, esse corpo é convidado ao movimento, a sair da sua posição confortável de espec-tador e a investigar-se junto a outros corpos, corpos/mentes, sensibilidades perdidas por diferentes e muitas vezes desconhecidos pontos no globo.

December 1, 2005 at 5:54 PM  
Blogger Bia Medeiros said...

Nesse processo, a rede mundial de computadores é suporte e agente, pois tudo se dá entre ela e nela. No instante, novos corpos surgem na tela, não como uma recriação do real, mas como mutação em outras formas, fragmentadas e distorcidas. Corpos mutantes que se sur-preendem com suas formas e linhas, escondidas por anos de ausência.

Do instante em performance ficam vestígios e relatos, resíduos performáticos que servem de base para a continuidade dos questionamentos sobre o corpo e suas organizações em novos ambientes. É sob esses materiais que o grupo de pesquisa vem, nos últimos traba-lhos, se debruçando, mas há também uma necessidade de retorno à matéria, de fiscalização e captura desses momentos e desse novo corpo que se inscreve.

December 1, 2005 at 5:54 PM  
Blogger Bia Medeiros said...

Os registros, fotos, vídeos, chats e arquivos inteiros das telepresença capturados no compu-tador são trabalhados e transformados em outras obras independentes, mas que carregam os elementos trazidos das interações em telepresença e suas distintas maneiras de pensar o corpo e suas comunicações. Esse retorno contaminado é mais uma maneira de amplificar as potencialidades do trabalho do grupo além de suas interações com o público, que passa a suspeitar a presença desse corpo modificado atual.

December 1, 2005 at 5:55 PM  

Post a Comment

<< Home